COZINHA IDEAL PARA VOCÊ

Como transformar sua cozinha em única?

Primeiramente o que a cozinha da sua casa representa, além de um significado ancestral pois a necessidade de se proteger o fogo que ficava nesse ambiente, ela surgiu da ideia de acolhimento para reunião da família.

Agora vamos pensar no seguinte, o que pode fazer para sua cozinha ser única:

Ser pratica e dinâmica: para isso é necessário fazer os moveis com tamanhos de armários e gavetas certos para conseguir guardar tudo em seu devido lugar para facilitar na hora que precisar utilizar de uma maneira mais funcional.

Usar Armários e equipamentos embutidos: Esta opção é a ideal para espaços reduzidos e amplos também, pois quando o ambiente é pequeno precisa ser planejado para ficar mais prático, e em ambiente grande para ficar mais harmônico além de permitir alcançarmos um look moderno e muito clean.

Atualmente é possível embutir todos os eletrodomésticos único problema é que custo algumas vezes fica mais elevador, então se for possível escolher faça a escolha da maior quantidade embutir que puder investir.

Unir a cozinha com a sala de jantar: Quantas pessoas tem aquela sala de jantar impecável, mas nunca é utilizada, essa se tornou uma das reclamações que mais escuto no meu dia a dia, pensando nisso fazer a união se torna algo muito mais funcional e útil afinal de contas ambos possuem o mesmo uso seria reunir amigos e familiares, saborear um prato bom, descontrair e relaxar. E então surge o conceito que chamamos de cozinha americana, porque não possui paredes divisórias e faz a união dentro da casa.

Investir em uma iluminação adequada: Não podemos deixar de lado a claridade do ambiente, quanto mais clara a sua área de preparo melhor fica seu desempenho na cozinha. Mas sobre a mesa ou bancada o uso de uma iluminação amarela e rebaixada cria um ar mais aconchego deixando assim seus convidados mais à vontade na hora de comer.

Desenvolver um Layout funcional: Essa etapa é muito importante na hora de iniciar o projeto da sua cozinha modulada, muitas lojas de moveis não possuem um profissional que entenda da funcionalidade da sua cozinha, então esse esquema com diferentes possibilidades de layout, pode ser adaptado em seu espaço, além disso se você estiver orientado consegue explicar melhor como deseja que seja sua cozinha dos sonhos.

 

 

 

 

 

 

 

O diferencial seria manter sempre um “triângulo de trabalho”.  Que inclui pia, fogão e geladeira independentemente de onde estiverem se conseguir formar o triângulo está funcional porque reduz a movimentação dessas três zonas de trabalho. Agora quando não é possível fazer o triangulo no exemplo de uma cozinha linear onde todos os eletros devem ficar do mesmo lado, para ganhar mais espaço de armários procure concentrar eletros de maior profundidade um em cada extremo.

Qual a altura correta da bancada?

Para garantir a segurança e sua postura o correto é exigir que a altura da bancada esteja na altura correta para quem permanecerá mais tempo usando-a. Essa altura pode variar de 82 a 100 cm, ou ter apenas 76 cm para ser utilizada por um cadeirante. Esse desenho retirado de um site facilita o entendimento com o esquema de como pode ser usada:

Qual a distância exata entre o fogão e a coifa? Deve estar entre 50 e 70 cm. Para facilitar o manuseio de alimentos quentes e evitar acidentes.

E do Microondas? Deve ficar à altura dos olhos: 130 a 150 cm. Se houver um forno convencional, este deve ficar preferencialmente na mesma coluna do micro-ondas e logo abaixo deste.